-
Arquitetos: Atelier Tarabusi
- Área: 4138 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa é composto por dois blocos de 36 apartamentos e sete blocos de habitações multifamiliares com 26 apartamentos. Cada tipologia corresponde a diferentes maneiras de viver: o primeiro tipo parece "clássico" e fixo, enquanto o segundo é atípico e evolutivo. O objetivo é atender o máximo de possibilidades para as diferentes exigências dos compradores (os primeiros compradores, investidores, famílias, jovens casais, etc ...).
As moradias multifamiliares são concebidas como pequenos blocos com formas compactas. A sequência dos blocos (duas linhas de 3 e 4) é regularmente interrompida pelas ligações verticais e horizontais entre os apartamentos e o átrio interior. Cada bloco é composto por dois duplex de 3 dormitórios, com jardim privado no térreo e primeiro andar, e dois apartamentos menores de 1 e 2 dormitórios, diretamente acessíveis por terraços privados no segundo pavimento. Todos os duplex no piso térreo dos edifícios intermediários caracterizam-se pela sala de estar organizada por um pé direito duplo, que é, na realidade, uma área reserva: uma porta-janela e a instalação elétrica permitem a construção de um dormitório adicional de 12 m², por um custo baixo.
A estrutura adotada é um misto de madeira e concreto armado: - Perpendicularmente às empenas das ruas, as paredes interiores e pisos são feitos de concreto. Paralelamente à rua e aos muros do jardim, os muros de contenção são feitos de madeira envelhecida de pinho.
O aspecto visual e formal dos edifícios tem uma correspondência direta com este princípio construtivo, que dá uma forte coerência e homogeneidade para os diferentes volumes.